CARACTERÍSTICAS



O Desenvolvimento Organizacional tem como objetivo:

·         Converter as organizações que adotam sistemas mecanizados( Fordistas e Taylistas) em sistemas orgânicos que priorizam a relação dos funcionários e seus lideres , com uma visão mais compartilhada da responsabilidade contando com a participação de todos os departamentos que compõem a organização, descentralização do controle organizacional e aplicando a solução de conflitos através de soluções e negociações.
·         Mudança planejada destinada a mudar atitudes, valores, comportamentos e estrutura da organização, de tal maneira que esta possa adaptar-se melhor às novas conjunturas.
·         Proporcionar um ambiente altamente dinâmico visando uma melhor qualidade de vida para a empresa como um todo.
Para aplicar-se o D.O. em uma organização, deve-se ter como pressuposto a rápida mutação do ambiente organizacional, a necessidade contínua de adaptação, a capacidade da empresa em redistrubuir seus recursos para que dessa maneira ela possa maximizar a sua aplicação, além da interação entre os indivíduos da organização.
Assim, o Desenvolvimento Organizacional tem como principal caracteristica a interação entre funcionários e empresa,de forma de que esses se unam e consigam atingir os objetivos e as metas em conjunto de forma que esse processo seja gratificante e estimulante.


Sistemas Mecânicos

- Ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização.

- Relacionamento do tipo autoridade – obediência.

- Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida.

- Rígidas divisão do trabalho e supervisão hierárquica.

- Tomada de decisões centralizada.
- Controle rigidamente centralizado.
- Solução de conflitos por meio de repressão, arbitragem e/ou hostilidade.                                                               




Sistemas Orgânicos
 - Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos.
- Confiança e crença recíprocas.

- Interdependência e responsabilidade compartilhada.

- Participação e responsabilidade multigrupal.

- Tomada de decisões descentralizada.

- Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.
- Solução de conflitos através de negociação ou de solução de problemas.

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